Crianças
São Paulo, sábado, 6 de janeiro de 2001

Vampiros famosos na literatura e no cinema

Conde Drácula
Descrito pelo escritor irlandês Bram Stoker, esse é o vampiro mais conhecido do mundo. O conde tem cerca de 500 anos. Sua aparência é a de um senhor de idade, com vastos bigodes e cabelos brancos, mas que remoça conforme se alimenta de sangue.
Após se estabelecer em Londres, no final do século 19, foi morto e decapitado por caçadores de vampiros. Dizem que foi inspirado em Vlad Tepes, príncipe do século 15 que morou na Valáquia, região da atual Romênia.


Condessa Mircalla Karstein
A vampira Carmilla foi retratada pelo escritor Sheridan Le Fanu em 1872. A condessa tinha cerca de duzentos anos quando foi destruída por tentar vampirizar a jovem Laura. Pesquisadores acreditam que ela foi inspirada na condessa húngara Elizabeth Bathory.
Romântica, ela tinha a fraqueza de se apaixonar por algumas de suas vítimas e, por isso, foi descoberta. Sua maldição ainda a obrigava a usar seu nome de batismo na forma de anagramas. Seus nomes mais conhecidos eram Carmilla e Millarca.


Conde Graff Orlok
O personagem foi retratado no filme do cinema mudo "Nosferatu", de 1922, uma versão não autorizada do "Drácula" de Bram Stoker. O conde era um solitário e deformado vampiro que vivia em um castelo nos montes Cárpatos, na Transilvânia. Ele se transferiu para a cidade alemã de Weimar em 1850, levando consigo milhares de ratos, que provocaram uma epidemia de peste na cidade.
Encontrou seu fim ao se apaixonar por uma mortal, que expôs Nosferatu ao Sol.


Lestat de Lioncourt
O personagem foi criado pela escritora norte-americana Anne Rice. Filho de uma família de nobres franceses falidos do século 18, foi transformado em vampiro por um imortal da Idade Média.
Rebelde e carismático, viajou todo o mundo no século 19, desvendando enigmas de vampiros. Em 1984, virou astro de rock. Sua biografia foi publicada no mesmo ano por Anne Rice. Um dos vampiros mais famosos do mundo, estrelou em cinco livros e em um filme, "Entrevista com o Vampiro" (foto), de 1994.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Crianças
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.