Crianças
São Paulo, sábado, 6 de janeiro de 2001

CURSOS Aprenda a arte do gingado

KARINA MIOTTO
free-lance para a Folhinha

Diferentemente do que ocorria no passado, quando era marginalizada e proibida, hoje a capoeira é praticada por adultos e crianças.
A capoeira é arte, jogo, dança, luta. Era praticada pelos escravos e servia de forma de defesa. Ao som das palmas, dos cantos e dos instrumentos, os capoeiristas gingam (afastam-se e aproximam-se uns dos outros) e fazem movimentos ritmados de acordo com o toque do berimbau. Outros instrumentos são usados: pandeiro, atabaque e agogô.
Segundo Jonas José Pires, o mestre Jonas, a partir dos cinco anos, a criança já pode praticar a capoeira. "Com a capoeira, eu aprendo a ter mais disciplina e dedicação, a respeitar a natureza, a pensar mais. Estou mais saudável", diz Jéssica Hidalgo, 10, que joga há quatro anos.
Sérgio Luiz Vieira, presidente da Federação Internacional de Capoeira, explica que há dois ritmos diferentes: o de angola (mais malicioso, lento e coreográfico) e o regional (mais voltado ao ataque e à defesa e com passos mais rápidos).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Crianças
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.