Crianças
São Paulo, sábado, 6 de janeiro de 2001

FESTA

Caia na Folia de Reis

ELIZABETH RODRIGUES
especial para a Folhinha

Todos os anos, na véspera de 6 de janeiro, em várias cidades, há festa para os três reis magos. Foram eles que seguiram a estrela do Oriente até Belém (cidade palestina da Cisjordânia) e trouxeram presentes para o menino Jesus neste dia, há 2001 anos.
A festa começou com o hábito de montar presépios e com o teatro, para contar a história do menino Jesus. Em cada lugar, é feita de forma diferente. É também conhecida como Reisado e foi trazida ao Brasil pelos portugueses.
Em Mulungu, município de Boninal (BA), a folia é organizada pelas mulheres, que tocam e dançam. Há várias danças: do coco (de trabalho, vinda do litoral), do marimbondo (pessoas se defendem do enxame), da cachaça (equilibram a garrafa na cabeça).
As crianças, chamadas de "reseirinhas", aprendem as músicas desde pequenas. Fazem cortejos, cantando versos religiosos ou de humor, para rezar, brincar ou criticar personagens da sociedade. A brincadeira do boi é a hora mais divertida do terno (festa).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Crianças
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.