UOL
São Paulo, sábado, 6 de março de 2004

ESPORTE

Tacada de mestre...

Marlene Bergamo/Folha Imagem
Simon Chamorro, no condomínio onde mora, em São Paulo; ele é canhoto, mas dá suas tacadas com ambas as mãos


... é saber exatamente aonde a bola vai e acertar o buraco em uma única jogada

CLÁUDIA ARAGÓN
FREE-LANCE PARA A FOLHINHA

Você pode jogar como o campeão Tiger Woods nas escolas de golfe. Algumas são gratuitas no início do aprendizado. Depois, quem quiser virar jogador vai ter de investir tempo e dinheiro no esporte. Quase todos os equipamentos são importados e as aulas, particulares.
O esporte ajuda a concentração e ensina a respeitar o ambiente. O jogador faz amigos e se aproxima da família. Das crianças entrevistadas pela Folhinha, duas não jogam com os pais ou avós, mas levam a avó junto.

Esporte escocês
Dizem que o golfe foi criado por volta de 1400, na Escócia. "Golfe" vem do inglês "golf", que se originou do alemão "Kolb", taco. Chegou ao Brasil no século 19. Engenheiros escoceses e ingleses que construíam a estrada de ferro Santos-Jundiaí convenceram monges a cederem parte do terreno do mosteiro de São Bento, em São Paulo, para fazer o primeiro campo do país.
Em 1901, o campo foi transferido para um local próximo das avenidas Paulista e Brigadeiro Luís Antônio -o Morro dos Ingleses. Desde 1915, está no bairro Santo Amaro, como São Paulo Golf Clube. O esporte tem 62 campos oficiais no Brasil e 8.000 jogadores registrados no Estado de São Paulo. Cerca de 800 deles são crianças com até 13 anos.

Regras são de 1744
As regras do golfe foram definidas em 1744, na cidade de Edimburgo, na Escócia. A cada quatro anos, são revisadas pelo R&A - Royal and Ancient Golf Club of Saint Andrews, da Escócia, e pela United States Golf Association, dos EUA. As últimas normas são de janeiro de 2004.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.