São Paulo, sábado, 6 de junho de 2009

A cor das quadrilhas


A quadrilha é uma mistura de dança e teatro que geralmente comemora o casamento na roça, mas vários grupos reinventam a seu modo essa dança junina

Figurino
Na dança clássica, a roupa inclui chapéu de palha, vestido de chita rodado e camisa xadrez. Mas vale mudar tudo. Vinícius Lisboa Coffani Reis, 11, por exemplo, trocou o chapéu de palha pelo de cangaceiro. E o Hélio Zimbardi, 10, que não gosta nada do chapéu de palha, adotou um igual ao do Indiana Jones.

Coreografia
"No Sudeste, a quadrilha é uma dança com movimentos lentos, de arrasta-pé. No Nordeste e no Norte, a marcha é mais acelerada, um verdadeiro cooper!", conta o professor Américo Pellegrini. Mas há as quadrilhas modernas: no Rio, elas incluem até passos de funk e samba.

Tema
O tradicional casamento caipira nem sempre é seguido pelas quadrilhas. No grupo da Tia Valdelice, o noivo foi trocado pelo Boto, que é enfeitiçado pela noiva e levado ao altar. No Colégio Monte Castelo (SP), tudo foi adaptado para formar um arraial ecológico, em que os integrantes gritam "olha o mosquito da dengue!" e "olha o lixo reciclado!".

Personagens
Os clássicos são o padre, os noivos, o delegado e os pais da noiva. Mas algumas quadrilhas inventam variações divertidas, como a ex-namorada do noivo (que aparece para estragar o casamento), o bêbado (apaixonado pela noiva) e até os cangaceiros Lampião e a Maria Bonita, convidados para o casório.

Música
As quadrilhas caipiras são tocadas com sanfona, triângulo e zabumba, mas isso nem sempre é lei. "O teclado, que imita o som de todos os instrumentos, é bem-vindo. Hoje em dia é só apertar um botão e fingir que está tocando", brinca o folclorista Henrique Menezes. Quem não tem banda ao vivo recorre ao CD. O ritmo varia do forró pé-de-serra ao eletrônico.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.