São Paulo, sábado, 6 de setembro de 2003

MEDO

Da morte, de bichos e de fantasmas

Pesquisa mostra que violência assusta 28% das crianças da cidade

FREE-LANCE PARA A FOLHINHA

A violência é o que mais assusta as crianças, segundo pesquisa do Datafolha. Thais Fernandes de Almeida, 10, disse que a TV exibe muitas notícias de gente que morre por drogas e tiroteios. "Eu tenho medo dessa violência toda. O medo domina o mundo, e não são só as crianças que enfrentam esse problema, os adultos também", comenta a menina.
Segundo a pesquisa, 28% das crianças paulistanas têm medo da violência, principalmente de assalto (11%), de seqüestro (4%) e de bala perdida (2%). Elas também têm medo de armas, de tarados e de andarem sozinhas na rua.
Duas em cada dez crianças têm medo da morte. Os bichos também metem muito medo em 15% em meninos e meninas: cobra, rato e aranha são os que mais assustam.
Os fenômenos sobrenaturais assustam 14% das crianças, que têm medo do escuro, dos fantasmas, dos pesadelos. A família também assusta: elas têm medo dos pais, de apanhar ou de que a família acabe. "As drogas usadas pelas crianças e jovens acabam com a família, e isso é ruim", comenta Daniele Berdum, 10.



Você pode participar! Dê a sua opinião também sobre o cotidiano das crianças



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.