São Paulo, sábado, 6 de setembro de 2003

PIONEIRA

Tia Lenita recebia crianças na Redação

Entre cartas e concursos, Tia Lenita, a primeira editora da Folhinha, criou personagens e seções engraçadas

DA REDAÇÃO

Ela fez da Redação do jornal um ambiente mais colorido, por onde, vez ou outra, circulavam crianças vestidas de bailarinas e palhaços. Dedicou uma vida inteira a elas, e hoje, quase aos 80 anos, Lenita Miranda de Figueiredo coordena projetos educacionais, escreve para a Folha e dá palestras.
A jornalista, conhecida como a Tia Lenita, foi a fundadora da Folhinha, que nasceu em setembro de 1963. Depois dela vieram Cecilia Zioni, Bell Kranz e Mônica Rodrigues, a atual editora do caderno.
"Entrei na Folha em 1962 e, no ano seguinte, apresentei o projeto de um caderno para crianças. A direção do jornal o aprovou e nós começamos. Fui editora durante dez anos", diz. Leia aqui trechos da entrevista. (KATIA CALSAVARA)

Folhinha - Quando surgiram os primeiros repórteres crianças e o que a sra. acha dessa atividade?
Lenita Miranda de Figueiredo -
Essa prática nasceu nas primeiras edições. O repórter ia para a rua em carros especiais, pintados com personagens do Mauricio de Sousa. As pessoas adoravam ver o carro da Folhinha circulando pelas ruas. Com as reportagens, as crianças desenvolvem a imaginação e são introduzidas no universo jornalístico.
Folhinha - Quais e como eram os cursos criados na Folhinha nos anos 60?
Lenita -
Criei o departamento de promoção, com cursos de teatro, dança, piano, inglês e francês. As crianças também traziam os pais e ganhavam certificados. Era um espetáculo vê-las circular fantasiadas pela Redação.
Folhinha - A sra. tinha alguma seção predileta?
Lenita -
Gostava de todas, mas tinha adoração pelas reportagens das crianças. Adorava vê-las discutindo a pauta e debatendo suas idéias.
Folhinha - Por que a senhora criou a personagem Augustinha, que dava dicas de etiqueta?
Lenita -
Essa idéia martelou por muito tempo a minha cabeça. Eu pedi para o Mauricio [de Sousa] criar a personagem, fazendo-a interagir com as fotos da edição. Augustinha era uma menina educada, que ensinava as crianças a se comportarem em casa, na escola e à mesa.
Folhinha - Qual foi a história mais engraçada que a sra. viveu na Folhinha?
Tia Lenita -
Ah, foram muitas. Eu me lembro de uma em especial. Havia uma seção chamada "O Meu Bicho Predileto", para a qual as crianças mandavam textos e fotos de seus animais de estimação. Um dos leitores mandou a foto de uma vaca e escreveu: "Meu bicho predileto é a vaca. Ela tem quatro lados, em cima, embaixo, atrás e na frente. E ainda dá leite!". Até hoje guardo esse texto emoldurado no meu escritório.
Folhinha - A senhora ficou famosa?
Tia Lenita -
Se ficar muito conhecida significa tornar-se famosa, posso dizer que sim. Aonde quer que eu vá, as pessoas se lembram de mim.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.