São Paulo, sábado, 7 de fevereiro de 2004

CIÊNCIA

NAVES INVADEM SOLO MARCIANO

JPL-Nasa
Vista da cratera Gusev obtida pelo jipe Spirit


Cientistas enviam robôs ao planeta para descobrir se tem água por lá

SALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Marte recentemente foi invadido por uma frota de naves enviadas da Terra. É um esforço conduzido principalmente por cientistas americanos e europeus para tentar decifrar os segredos do planeta vermelho.
Árido e enferrujado, o solo marciano tem o mesmo tamanho que os continentes da Terra juntos. No Sistema Solar, é o planeta mais parecido com o nosso. Ainda assim, não é um bom lugar para se viver.
Faz muito frio e em pouquíssimas ocasiões a temperatura fica acima de zero. O planeta é muito seco e a atmosfera, irrespirável. Você decerto não gostaria de morar lá.
Entretanto, há alguns micróbios terrestres muito teimosos que talvez conseguissem sobreviver às condições marcianas -o que faz os cientistas pensarem que talvez haja vida lá.

Água
No momento, o principal esforço dos pesquisadores é descobrir onde essas formas de vida podem estar em Marte.
Para isso, os cientistas estão à procura de água, a substância mais importante para a vida. É o que os dois jipes enviados pelos americanos, Spirit e Opportunity, estão buscando.
Os instrumentos dos robôs são capazes de detectar minerais que teriam se formado em contato com a água e identificar traços que ela pode ter deixado na superfície marciana. Acredita-se que Marte tenha sido bem mais "molhado" no passado.
Por isso, uma das possibilidades é que já tenha havido vida por lá antigamente. E, se os cientistas tiverem sorte, talvez ainda existam alguns oásis hospitaleiros no subsolo do planeta, onde as formas de vida mais simples, resistentes e corajosas poderiam sobreviver até hoje.
De um jeito ou de outro, descobrir que a vida se formou e talvez ainda exista em outro mundo responderá de uma vez por todas se estamos ou não sozinhos no Universo. Mesmo que os marcianos sejam só micróbios extintos, eles mostrarão que os eventos que levam ao surgimento de organismos vivos não são uma exclusividade da Terra.

Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.