UOL
São Paulo, sábado, 7 de agosto de 2004

MÚSICA

Grupo criou moda e estilo próprios

Por que os Beatles mudaram tudo?

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Os Beatles foram a principal banda de todos os tempos. Pode perguntar para seus pais e avós.
Sabe a gritaria de fãs do KLB e do Felipe Dylon? Não passa de miadinho de gatos perto do que causavam os ingleses John, Paul, George e Ringo. Até os Beatles surgirem, nos anos 60, a música era só música. O rock era só rock.
Depois que os quatro rapazes apareceram, de terninho e cabelo tigela, a música passou a ser também moda e comportamento. Lá por 1963, os Beatles começaram a tocar em Liverpool, na Inglaterra, um som pop que misturava o blues negro americano com o rock de brancos como Elvis Presley. Tinham cara de bons moços, letrinhas gostosas e simples e um bom humor típico dos ingleses. Logo conquistaram o Reino Unido, a Europa, os EUA e então o mundo. Era a beatlemania.
Os Beatles foram uma revolução que mudou a música e a maneira de muita gente se comportar. Com os Beatles, o rock se transformou numa indústria que dá muito dinheiro, pois eles o levaram para a TV, rádio e cinemas.
Mesmo tendo acabado em 1970, os Beatles ainda são imitados e influenciam muitos artistas. Muitas vezes, eles vendem mais discos num ano do que qualquer outra banda do planeta.
Por isso não é besteira dizer que a música jovem hoje seria muito diferente se não fosse pelos Beatles.
Talvez o rock nem existisse. A MTV, então, nem pensar. E o KLB poderia ser um grupo de pagode.

Texto Anterior | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.