UOL
São Paulo, sábado, 8 de janeiro de 2005

Ziraldo adivinhou de que cor é a Lua

A história toda está em "Flicts"

DA ENVIADA AO RIO

Foi em 1969 que Ziraldo nasceu no universo dos livros para crianças. No ano em que o homem pisou na Lua, Ziraldo contou a história de uma cor que parecia não ter lugar no mundo, "flicts". Quando o astronauta Neil Armstrong visitou o Rio de Janeiro e conheceu o livro do escritor e cartunista, confirmou: "A Lua é flicts".
Mas Ziraldo Alves Pinto nasceu mesmo um pouco antes: em 1932, na cidade mineira de Caratinga, onde passou a infância. Era um tempo, recorda, em que "tarde da noite era chamado de "às dez horas' e que menino tinha fascínio pela meia-noite".
O filho de Zizinha e Geraldo (misture os nomes dos pais para entender de onde veio o nome Ziraldo) criou em HQ uma turma liderada pelo saci-pererê nos anos 60. Depois de inventar o Maluquinho, vieram outros meninos como "O Menino Marrom" (1986) e "Os Meninos Morenos" (2004).
Para explicar coisas complicadas como a morte, Ziraldo escreveu "Menina Nina - Duas Razões para Não Chorar" em 2002, após a morte de sua mulher, Vilma. Nina é a neta mais velha do escritor. Ziraldo foi um dos criadores do jornal "O Pasquim", escreveu peças de teatro, ilustrou muitas cartilhas de alfabetização e já foi tema da escola de samba paulistana Nenê da Vila Matilde. Como ele mesmo diz, sempre foi "um menino fazedor de coisas".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.