São Paulo, sábado, 8 de fevereiro de 2003

Entre as estrelas

France Presse/Nasa - 16.abr.2002
Jerry Ross, astronauta que viajou no ônibus espacial Atlantis, ao redor da Estação Espacial Internacional (ISS)


SALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem nunca olhou para o céu e parou para imaginar o que eram aqueles pontinhos de luz, tão bonitos e tão distantes? Desde sempre, a humanidade pergunta sobre o que há além do lugar onde ela vive. Antigamente, tudo que os homens podiam fazer era olhar para cima e imaginar.
Hoje, com a evolução da tecnologia, podemos começar a realmente explorar as maravilhas que existem lá fora.
Essa é a principal razão para a exploração do espaço -saciar a curiosidade, essa vontade que os humanos têm de saber das coisas. Quem já viu em fotografias os anéis de Saturno, as nuvens turbulentas de Júpiter, a superfície desértica de Marte ou o pálido solo lunar sabe como há coisas bonitas para visitar no espaço.
Mas há outros motivos. Estudando outros objetos, aprendemos mais sobre a própria Terra. E, no esforço de ir cada vez mais longe, progredimos em descobertas científicas e tecnológicas.
Infelizmente, a tecnologia ainda não é tão avançada. Com nossas naves, os homens só conseguiram ir até a Lua e ficar girando em torno da Terra. E o pior de tudo é que, às vezes, até mesmo as velhas e confiáveis naves falham.
Foi o que ocorreu com o ônibus espacial Columbia, no sábado passado. Alguma coisa deu errado, e a nave se desintegrou quando estava voltando à Terra. Os americanos, que fabricaram a nave, não sabem o que aconteceu, mas estão investigando. Quando descobrirem, vão consertar o defeito e as naves "irmãs" do Columbia (Endeavour, Atlantis e Discovery) voltarão a voar.
Antes do acidente, os ônibus espaciais estavam envolvidos na montagem da Estação Espacial Internacional. É um projeto conduzido por 16 países (até o Brasil está participando) e foi a coisa mais cara que um grupo de nações já se propôs a construir -cerca de 95 bilhões de dólares.
Quando ficar pronta, a ISS será uma base humana permanente fora da Terra -o primeiro lar do homem entre as estrelas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.