São Paulo, sábado, 8 de agosto de 2009

Saúde

Como escapar do vírus

Fique ligado nos cuidados básicos para não pegar a gripe A

GABRIELLA MANCINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para evitar que a nova gripe volte às aulas na mochila dos alunos, diversos colégios resolveram estender as férias escolares. Mas o que as crianças acharam disso?
"No começo, gostei muito, só que depois me toquei que não é tão bom assim. Em vez de ter férias longas no verão, tive no inverno", conta Manuela Zilveti dos Santos, 12. "Não foi uma boa troca."
Mas teve quem nem pôde aproveitar os dias extras de folga. Gabriel Jordano, 13, ficou de repouso em casa para se curar da gripe A. "Parece a gripe comum, mas a dor de cabeça é mais forte, e a febre, mais alta."
Leia alguns cuidados para fugir da gripe tipo A.

Como escapar do vírus

- Não beba água diretamente do bebedouro. Use um copo descartável.

- Se alguém estiver tossindo ou espirrando, deve usar um lenço descartável na frente da boca, em vez de tossir e espirrar em todos ao redor!

- Não precisa usar máscara. Deve usá-la é quem tem a doença, evitando assim transmiti-la aos outros. Mas atenção: a máscara só protege por uma hora e meia.

- Com a ajuda dos pais ou professores, pode-se usar o álcool em gel para higiene. Mas com o devido cuidado, pois o álcool é inflamável (pode pegar fogo).

- Evite beijos, abraços e apertos de mão, por maior que seja a saudade causada pelas férias.

- Não precisa isolar o colega que teve a nova gripe. Se ele já se curou, não há perigo de transmiti-la para ninguém. Só se pega a gripe A uma vez.

- Evite levar as mãos aos olhos, ao nariz ou à boca.

- Na sala de aula, deixe as janelas abertas.

- Lave as mãos com água e sabão assim que chegar ao colégio.

- O ideal é não compartilhar copos, talheres, toalha, escova de dentes. Nem lápis e caneta, já que algumas crianças os colocam na boca.

- Na hora da merenda, lave bem as mãos antes e depois de comer. De preferência, traga o lanche de casa.

Fontes: Roberto Tozze, pediatra do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo; Jacir Pasternak, infectologista do hospital Albert Einstein; e Mauro Salles, infectologista do Hospital Oswaldo Cruz.


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.