São Paulo, sábado, 10 de janeiro de 2004

CINEMA

Descubra um outro Peter Pan

Divulgação
Peter Pan (Jeremy Sumpter, 14) e Wendy (Rachel Hurd-Wood, 13) em cena de vôo no filme, que já está nos cinemas


O novo filme do herói sem memória tem personagens em carne e osso

GABRIELA ROMEU
DA REDAÇÃO

Esqueça aquele Peter Pan criado pela Disney: chapéu verde na cabeça, roupinha combinando. No filme "Peter Pan", de P.J. Hogan, o menino que não queria crescer tem bronzeado de surfista australiano e pés encardidos (bem, ele vive há tempos longe de mães cuidadosas). Seu olhar é de apaixonado.
Mas é Wendy, eleita "mãezinha" pelos Meninos Perdidos (aqueles caídos de berços de pais desatentos), quem rouba as melhores cenas. Se Pan quer ser sempre menino, Wendy já é uma mocinha à procura do beijo escondido.
Diferentemente dos desenhos animados, os piratas do filme têm cara de orcs saídos da trilogia "O Senhor dos Anéis". E as sereias são criaturas tão assustadoras que deixariam Ariel indignada.
O clima sombrio do filme pode dar medo em algumas crianças. Mas o vôo dos irmãos Darling sobre Londres e a volta deles para casa num navio que flutua pelas nuvens parecem ilustrações antigas tiradas dos livros do herói.
E, por falar em livros, vale a pena (re)ler as histórias de Peter Pan, criadas pelo escritor de origem escocesa James Matthew Barrie (1860-1937). Depois é só criar outros Peter Pans na sua imaginação.

Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.