São Paulo, sábado, 10 de janeiro de 2004

Siga a trilha das andorinhas

São Luiz do Paraitinga, terra natal do médico Oswaldo Cruz (1872-1917), é cortada pelos rios Paraibuna e Paraitinga. Mas é no Paraibuna que existem trechos apropriados para praticar canoagem, com canoa canadense, caiaque e "duck" (caiaque inflável). Ali também dá para fazer rafting num percurso de 8 km. No final do rafting, se você estiver no pique, tem a opção de encarar uma tirolesa que termina com um mergulho no rio.

Rota das águas
Não deixe de conhecer o Refúgio das Cachoeiras, uma antiga fazenda de café, com oito quedas d'água de dez a 40 metros de altura. O local é ótimo para o trekking (caminhada por trilhas). A caminhada dura de três a quatro horas e, em alguns pontos, é necessário usar as mãos para escalar os morros. É preciso ter fôlego.
A primeira das cachoeiras, conhecida como das Andorinhas, possui uma gruta onde essas aves dormem. Se você sair logo cedo para a caminhada, poderá presenciar as andorinhas tomando banho na cachoeira e depois partindo em revoada -só retornam no final do dia. Em dias de sol, o arco-íris enfeita uma das cachoeiras do percurso.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.