São Paulo, sábado, 10 de abril de 2010

Cinema

Que mundo é este?

Desvende os mistérios e as maluquices do novo filme de Alice, que chega às telonas no dia 21

Divulgação
Personagens do filme de Tim Burton

FERNANDA MENA
ENVIADA ESPECIAL A LONDRES

Na versão de "Alice no País das Maravilhas" do diretor esquisitão Tim Burton, imagem é tudo. Tem cores fortes, seres fantásticos e figurinos preciosos.
"Alice" conta a história de uma garota de 19 anos que, ao fugir de um casamento arranjado, acaba caindo num buraco. Chega a um mundo mágico e sombrio, onde lebres tomam chá da tarde e lagartas são sabidas.
Lá, ela também encontra o Chapeleiro Maluco, interpretado por Johnny Depp, um homem de rosto pálido, olhos coloridos e cartola.
O problema é que o lugar é dominado pela Rainha Vermelha, uma nobre cabeçuda que resolve seus caprichos com uma ordem terrível: "Corte-lhe a cabeça!".
"Ela inveja as pessoas que têm cabeças de tamanho normal", brinca a atriz Helena Bonham Carter, que interpreta a personagem.
Ao longo do filme, assim como Alice troca de roupas, o Chapeleiro troca os chapéus e a cor dos seus olhos. "Os olhos dele refletem o que está sentindo no momento", explicou Depp.
Quem viu antes de todo mundo as maluquices do Chapeleiro foram os filhos de Depp e Burton, num teste feito em casa.
"Eles adoraram", contou Deep. "Os meus ficaram encantados e malucos com o filme, os personagens e os cenários", disse Burton.

Qual é o nome?
Em inglês, Wonderland (País das Maravilhas) é parecido com Underland (Mundo Subterrâneo). No filme, o lugar é chamado de Mundo Subterrâneo. Dizem que, quando Alice visitou o local pela primeira vez, ela entendeu mal e trocou um nome pelo outro.

Dia de Alice
São Paulo vai virar o País das Maravilhas. Amanhã, das 16h às 20h, o encontro "Um Dia, Alice" terá exposições, contação de histórias e até hora do chá no Centro Brasileiro Britânico (tel. 0/xx/11/ 3095-4466; grátis). Confira outros programas no blog da Folhinha.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.