|
|||
1. Corujas e corvos Participantes: no mínimo seis crianças e um adulto (para ser o monitor) Apetrechos: corda e dois lençóis de cores diferentes Objetivo: exercitar alguns conceitos sobre a natureza Os participantes são divididos em duas equipes: a dos corvos e a das corujas. Cada grupo fica de um lado, e uma corda no chão separa as equipes. Coloque os lenços a uns quatro ou cinco metros atrás de cada equipe, demarcando seu território. O monitor da brincadeira dirá informações certas e erradas sobre o ambiente: os elefantes vivem na Amazônia ou é legal jogar papel no chão, por exemplo. Toda vez que a afirmação for correta, as corujas correm atrás dos corvos. Se for errada, os corvos perseguem as corujas. Aquele que for apanhado pertence à outra equipe. Detalhe: corvos e corujas só podem ser apanhados antes de entrar em seu território, demarcado pelos lenços. 2. Predador-presa Participantes: no mínimo seis Apetrechos: guizos, chocalhos e vendas Objetivo: aprender sobre cadeias alimentares Os participantes formam um círculo. Duas crianças entram no meio da roda: uma é um predador (tem de falar o nome do bicho) e a outra é a presa (também tem de dizer o nome do animal). A presa e o predador têm de ser vendados. E a presa coloca um tipo de guizo nos pés ou pega um chocalho. Aí o predador tem de acompanhar o barulho da presa para capturá-la. Presa e predador têm de se movimentar, imitando os movimentos e os sons dos animais. E o resto do grupo, em círculo, deve ficar em silêncio. Quando o predador captura a presa, os pares da roda são trocados. 3. Encontre a árvore Participantes: no mínimo dois Apetrecho: venda para os olhos Objetivo: perceber quão diferente são as árvores Essa brincadeira tem de ser realizada num lugar com várias árvores. Os participantes têm de formar pares: e um da dupla é vendado. Aquele que está sem a venda nos olhos leva o colega até uma árvore. Lá a criança "cega" terá de explorar os galhos, as folhas e o tronco da árvore. Observe também se há liquens ou plantas crescendo ao redor. Quando seu parceiro tiver explorado toda a árvore, leve-o de volta ao ponto inicial. Mas faça um caminho ziguezagueante para dificultar a brincadeira. Aí, sem a venda nos olhos, ele terá de dizer qual é a árvore que explorou. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice |
Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online. |