UOL
São Paulo, sábado, 12 de agosto de 2006

Folhinhatur

Anéis no pescoço

Maristella do Valle
Menina-girafa, que já tem algumas argolas no pescoço e nas pernas


Conheça as meninas-girafa, da tribo padaung, que foi de Mianmar para a Tailândia, países da Ásia

MARISTELA DO VALLE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NA TAILÂNDIA


Você acha normal menina usar brinco, né? E que tal... argolas no pescoço? Quatro, cinco, 20 delas! Pois esse é o enfeite usado por uma tribo chamada padaung, existente na Tailândia. Por causa da pilha de argolas, o pescoço dessas garotas parece mais comprido que o normal. Assim, elas ganharam o apelido de mulheres-girafa.
O costume vem desde cedo. Aos três anos, a menina já ganha seu primeiro anel. E depois coloca um por ano até o 25º aniversário -cada uma carrega no pescoço até 22 argolas! Algumas colocam os anéis nas pernas ou nos braços. Depende da decisão do chefe da tribo, que diz conhecer a vontade dos espíritos. Mas nem todas adotam o costume.
As meninas-girafa brincam só entre elas. Quando o turista se aproxima, elas correm para sua barraca. E ficam esperando os visitantes tirarem fotos ou comprar artesanato.
Nas montanhas da Tailândia, há várias tribos. Outra é a akha, onde as casas parecem penduradas no morro. Lá as crianças correm pelas ruas de terra.
Muitas estendem as mãos para os turistas para pedir dinheiro em troca de uma foto. Mas, no fim, ficam bem contentes se ganharem apenas um pote de balas.

A jornalista viajou a convite da Raidho, da South African Airways e da Thai Arways.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.