São Paulo, sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ciência

Se eu fosse uma cuíca...

...eu caíria rapidamente no samba e soltaria um monte de gritos e grunhidos

LUISA MASSARANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Oba, é tempo de Carnaval! Esquidum, esquidum... E de repente se sobressai o som da cuíca. Eta som engraçado! E se eu fosse uma cuíca? Fui logo averiguar.
A cuíca é uma espécie de tambor. Nele, o som é obtido quando a gente bate no próprio corpo do instrumento -em geral, na membrana (pele) da parte de cima.
Já a cuíca se toca diferente. Ela tem uma haste de madeira presa no centro da membrana de couro, pelo lado de dentro do instrumento. O som é obtido esfregando a haste com um pedaço de tecido molhado e pressionando a parte de fora com o dedo.
O jeito de tocar interfere no som: quanto mais perto do centro da cuíca, mais agudo será o som produzido. O som agudo é aquele som mais "fininho", como a voz de muitas mulheres.
Quanto mais forte a haste for segurada e mais pressão for colocada na pele, mais agudos serão os sons obtidos. Um toque mais leve e menos pressão irão produzir sons mais baixos (a voz de homem, em geral, tem tons baixos).
A cuíca era chamada de "rugido de leão". A explicação pode assustar: diz a lenda que os tetravós da cuíca eram usados por caçadores para atrair leões com os rugidos que o instrumento pode produzir. Quer dizer: de repente, o som da cuíca está correndo à solta, todo mundo gostando do samba e... grrrrrrr... um felino também pode ser atraído pelo som! Já pensou?
Mas fique tranquilo. Primeiro, nunca vi um leão entrar numa roda de samba (ainda mais no Brasil, onde só tem leão no zoológico). Depois, grunhidos, gemidos, soluços e guinchos são hoje os sons mais comuns que saem de uma cuíca.

Na passarela
A cuíca tem tudo a ver com Carnaval e é sinônimo de música brasileira. Mas foi só há uns 80 anos que o instrumento passou a fazer parte das baterias das escolas de samba.

Os tetravós
Uma cuíca é como muitos brasileiros: há uma boa mistura nas suas origens. Há quem diga que foram os africanos trazidos ao Brasil na época da escravidão que trouxeram o instrumento. Outros dizem que há ligações com instrumentos que vieram de Portugal e da Espanha.

Outros nomes
A cuíca tem outros nomes: puíta, roncador e tambor-onça. Mas, se alguém disser que viu uma cuíca passar correndo, não entre em pânico: há um animal de cauda longa e que mede uns 30 centímetros com este nome.

Texto Anterior | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.