São Paulo, sábado, 14 de março de 2009

Livros

Bicharada em prosa e verso

Conheça dois livros que trazem curiosidades do mundo animal

DA REPORTAGEM LOCAL

Em versos bem divertidos, a bicharada solta o verbo no livro "A Volta ao Mundo em 80 Bichos" (ed. Lazuli; R$ 26,90), escrito por José dos Santos e ilustrado por Marcos Garuti.
Com ou sem rima, você descobre que o guanaco, do Chile, fica irritado de ser chamado de lhama ou de camelo. E o panda-gigante, da China, adora um bom prato de salada de bambu. O livro é uma viagem animal.
Já o mundo dos pequenos está em "Famílias Animais - Saiba Como os Filhotes Vivem e se Divertem" (ed. Publifolha; R$ 19,90). O livro mostra que há muitas coisas em comum entre os filhotes e os bebês -gostam de colo, mamam no peito na mãe e adoram imitar os pais.
Mas há aspectos diferentes. Por exemplo, no mar, é o papai cavalo-marinho que fica grávido. E mais legal do que ler curiosidades do livro é ver as fotos dos bichos em momentos inusitados. (GR)

Hora do banho
Assim como pais e filhos, bichos e filhotes têm seu momento de higiene. A mãe do cervo, por exemplo, lambe o filhote para que fique limpinho. Os elefantinhos adoram brincar (e tomar banho) nas águas barrentas. Já os babuínos têm um hábito divertido: eles passam boa parte do tempo catando os insetos que insistem em se instalar no pelo uns dos outros.

Boas de bola
"Assisti ao futebol dos patos
E, de fato, é muito chato

Zero a zero no placar
E muito quaraquaquá

Mas com as girafas em campo
Não existe placar em branco"


Trecho de poema do livro "A Volta ao Mundo em 80 Bichos"

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.