São Paulo, sábado, 14 de março de 2009

De olho na geladeira (e na TV)

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Alimentos processados (sucos, bolachas, cereais e iogurtes) para crianças e as propagandas dos produtos para o público infantil também estão em discussão.
Uma pesquisa do Instituto Alana e do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) mostrou que diversas empresas de alimentos e bebidas prometeram fazer produtos mais saudáveis e mudar o jeito como os anunciavam para as crianças nos Estados Unidos e na Europa.
Exemplos são não usar personagens famosos nem fazer sites com joguinhos.
Mas essas empresas não seguem o mesmo modelo no Brasil. "E não seguir esse compromisso aqui é um desrespeito às crianças brasileiras", diz Tamara Gonçalves, do Instituto Alana.
Entre outras coisas, a pesquisa diz que os produtos no Brasil têm mais gorduras, açúcares e sódio (o que, em excesso, podem ser ruins para a saúde) do que aqueles que essas empresas vendem em outros países.

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