São Paulo, sábado, 14 de julho de 2007

Capa

Farra de pijama

Algumas crianças ficam de fora dessa festa porque não conseguem dormir longe dos pais ou do seu cantinho

PAULA NUNES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


O ritual da hora de dormir você já está cansado de repetir. Veste o pijama, escova os dentes, dá um beijo de boa-noite nos seus pais. Peraí! E quando, em vez de um beijo de boa-noite, você dá um tchau para eles?
Dormir fora de casa é um ótimo jeito de poder brincar até tarde com seus amigos. Mas, para algumas crianças, essa idéia está mais para pesadelo.
Nicolas Ferreira, 10, já dormiu longe de seu quarto duas vezes, uma delas na escola. "Não gostei. Na escola, só consegui dormir porque fiquei pensando nos meus pais até cair no sono."
Vinícius Estevam Portela, 8, acha difícil abandonar sua cama. Ele até vai dormir na casa de amigos com o irmão Mateus, 10. Só que sempre se arrepende e liga para sua mãe ir buscá-lo. "Até consigo ficar um pouco, mas depois volto correndo", conta.

Tudo tem seu tempo
Quando trocamos uma coisa com a qual já estamos acostumados por algo desconhecido, é normal sentir medo, afirma a psicóloga Maria Renata Coelho Machado, professora da Faculdade Mackenzie. "Mas, se a gente fica só naquilo que já conhece, a vida perde toda a graça", explica.
Tem até quem nem chegue a ir à casa dos amigos, como Hinara Alves de Maio, 8. "Não tenho vontade de dormir fora, já me convidaram, eu é que nunca quis."
Hinara só consegue fechar os olhos com a luz do quarto acesa e tem um amuleto para ter bons sonhos: seu ursinho de pelúcia.
Já Beatriz Multari, 8, tem se esforçado para passar uma noite inteira na casa de suas amigas. Na sua última tentativa, brincou, jantou e... voltou para casa, de pijama e tênis. "Vou tentar de novo nestas férias", fala.
É assim mesmo, cada criança tem seu tempo. "Basta esperar um pouco e se acalmar. Aí vem a curiosidade, e passamos a querer saber o que existe de novidade no lugar em que estamos", ensina a pedagoga Andréa Cardozo Canto.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.