São Paulo, sábado, 14 de julho de 2007

Miniconto

Nicanor e Petúnia

Alina Perlman

Num palácio distante viviam rei Nicanor e rainha Petúnia.
rei Nicanor dava ordens aos ministros, mandava e desmandava, comprava objetos raros, recebia presentes de autoridades, criava impostos, passava horas na frente do espelho provando roupas, coroas, jóias. Fazia tudo que um rei que se preza deve fazer.
rainha Petúnia, de bem com a vida, era feliz, mas o rei Nicanor... bufava, suspirava, resmungava pelos cantos.
Todos os dias ele repetia que estava cansado e sonhava com uma casinha, lá longe, pra lá dos Confins.
A rainha, sentindo o marido infeliz, topou abdicarem do trono em favor de um parente e se mudaram para a tal casinha, lá longe, pra lá dos Confins.
Acomodaram-se rapidamente. Difícil foi alojar o mordomo, o cozinheiro, o cocheiro, a dama de companhia, o pessoal da limpeza, os guardas...
rainha Petúnia era feliz no novo lar, mas, depois de pouco tempo, o rei Nicanor voltou a bufar, suspirar, resmungar. Queria de volta sua vida anterior.
Falaram com o parente que tinha virado rei tentando desfazer o acordo, mas ele se negou terminantemente.
Candidatar-se a rei noutras bandas, nem pensar. Os reinos que não tinham sucessor direto procuravam homens bem jovens.
O que fazer com um rei que só sabia ser rei?
Um dia, voltando das compras, a rainha contou ao marido que tinha escutado uma conversa entre mensageiros de reinos que procuravam sucessores. Eles diziam que os candidatos eram moços, fortes, mas totalmente inexperientes. Não sabiam se portar como reis.
Uma idéia ocorreu a ambos ao mesmo tempo.
Venderam a casinha que ficava lá longe, pra lá dos Confins e compraram um castelo bem perto da civilização. De lá mandaram mensagens a candidatos a rei oferecendo aulas de Majestade.
Foi um sucesso! Os jovens logo fizeram fila na porta do castelo para se inscrever.
E todos os dias candidatos a rei (e até alguns reis querendo fazer reciclagem) aprendem com Nicanor a dar ordens, mandar e desmandar, receber presentes, dar festas, criar impostos, provar roupas, coroas e jóias, enfim, tudo que um rei que se preza deve fazer.
rainha Petúnia continua feliz e o rei parou de bufar, suspirar, resmungar.
P.S.: Se você está a fim de se candidatar a rei e tem dúvidas sobre usos e costumes da realeza, faça o Curso de Majestade com o rei Nicanor. Seu castelo fica bem perto da civilização, entre o palácio distante e a casinha, lá longe, pra lá dos Confins.
Sobre os autores
Alina Perlman é escritora, autora de "Uma é Fada, a Outra É Bruxa", "O Barquinho", (ambos da Companhia Editora Nacional) e de outros 30 livros infantis. É avó dos gêmeos Max e Mirella, de 3 anos.
Polly Duarte é ilustradora que mora em Goiânia (GO) e mãe da Brennda, 13. Ilustrou "Mentirinha, Tagarelinha e Preguicinha" e "Carta a Daniela" (os dois da R&F Editora). Seu site é www.pollyduarte.com.br.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.