UOL
São Paulo, sábado, 14 de agosto de 2004

O ciclo da água

O Sol aquece a água que está em estado líquido nos rios, lagos e mares. Esse calor faz com que a água evapore, ou seja, passe para o estado gasoso.
O vapor sobe para a atmosfera e forma as nuvens. Quando há uma grande concentração de minúsculas gotas, as nuvens ficam pesadas e forma-se a chuva. A chuva cai sobre a terra. É a água novamente em estado líquido. Os ventos levam as nuvens para outros lugares, e isso distribui as chuvas por vários pontos da Terra.
Quando cai, uma parte da água da chuva fica na superfície da terra, nos rios, lagos e mares. Mas outra parte é absorvida pela terra, alimenta as plantas e penetra no solo até atingir os lençóis subterrâneos.
A água que alimenta os vegetais é puxada pela raiz e "distribuída" para vários órgãos da plantas, principalmente as folhas, que também transpiram e devolvem a água para a atmosfera em forma de gotas (gutação) e de vapor (transpiração).
Os animais também absorvem a água do meio ambiente: bebendo-a diretamente de rios e lagos, se alimentando de vegetais ou de outros animais. Eles eliminam essa água pela transpiração, pela respiração e pela excreção.
Toda essa água, que plantas e animais eliminam, volta para a atmosfera, aquecida pelo Sol, e o ciclo recomeça.

Fonte: USP (http://educar.sc.usp.br/biologia/atividades/m_a_atv4.html) e Sabesp

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.