São Paulo, sábado, 14 de outubro de 2006

Turismo

Pela estrada encantada

Rota leva turistas para passeio por mundo dos contos de fadas

PAULA LAGO
EM KASSEL, NA ALEMANHA

Em um reino, que já não é mais reino nem é tão distante daqui, a Folhinha descobriu que não é só na história da Chapeuzinho que as coisas estão estranhas. Fomos até a estrada dos contos de fadas e lá encontramos a Bela Adormecida caminhando sem nem um pingo de sono pelo seu castelo.
Quem estava dormindo, em outra parada que fizemos, era outra princesa: a Rapunzel, e dela só conseguimos ver mesmo as tranças compridas, que estavam do lado de fora da janela.
Você deve estar pensando: "Que rota é essa? Ela existe mesmo?". Pois pode acreditar: existe, na Alemanha, uma trilha longa, que passa por umas 70 cidades, onde os principais pontos turísticos são exatamente o mundo dos contos de fadas.
Isso porque o país não é só famoso pela Copa do Mundo: está repleto de castelos, bosques e paisagens que lembram histórias de princesas, bruxas e sapos. E, principalmente, porque os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm, que registraram dezenas de contos de fadas, nasceram na Alemanha.
Se você conhece o Gato de Botas ou a Branca de Neve, por exemplo, deve muito a esses irmãos alemães. Foram eles que transformaram em livros muitos dos contos narrados antes de boca em boca.
Seguindo pela trilha, é possível visitar os castelos que inspiraram os irmãos Grimm, assistir a apresentações sobre a história-símbolo da cidade, cumprimentar os personagens e até se sentir como um deles, mesmo sem ter os vestidos das princesas nem o cavalo branco irado dos príncipes. Dá até para entender porque essas histórias terminam com aquele "e foram felizes para sempre"!

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.