UOL
São Paulo, sábado, 15 de janeiro de 2005

LIVROS

Série apresenta capitais do país em histórias divertidas

Onde você mora?

DA REPORTAGEM LOCAL

O que você pode dizer sobre a cidade em que mora? É muito grande ou é pequena? Tem gente de todos os tipos? Tem muitos prédios ou muito verde? Tem mar, montanhas, parques?
Cada lugar guarda seus próprios segredos, e muitos deles só são revelados a quem mora ali. Mas dá para saber mais sobre as cidades pelas letras também. A série Paralelepípedos, da editora Alaúde, quer produzir livros especialmente para as crianças sobre as 27 capitais brasileiras.
Os dois primeiros lançamentos foram "Porto Alegre e o Dia em que a Cidade Fugiu de Casa", de Fabrício Carpinejar, e "São Paulo e o Imperador da China", de Luiz Bras.
No livro sobre Porto Alegre, as ilustrações são de autoria de Eduardo Nasi, que faz desenhos com tinta. O ilustrador Teodoro Adorno foi quem criou os desenhos do livro sobre São Paulo.
Os autores contam histórias que têm sua cidade como personagem principal, e os leitores podem fazer um "passeio turístico" bem diferente pela capital escolhida.
No final dos livros, há uma parte dedicada a explicar um pouco mais sobre esses lugares: quantas são as pessoas que moram ali, o que comem, como é a arquitetura, o que há para ver e fazer lá.
Os próximos lançamentos da série Paralelepípedos, ainda sem data definida, contarão sobre Belo Horizonte e Rio de Janeiro. (ALEXANDRA MORAES)

SÉRIE PARALELEPÍPEDOS. Coleção de livros infantis sobre as capitais do Brasil, com os títulos "Porto Alegre e o Dia em que a Cidade Fugiu de Casa", de Fabrício Carpinejar, com desenhos de Eduardo Nasi, e "São Paulo e o Imperador da China", de Luiz Bras, com desenhos de Teodoro Adorno. Editora: Alaúde. Quanto: R$ 18,50 cada um.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.