São Paulo, sábado, 15 de maio de 2010

Bichos

dieta animal

Ração controlada, poucos petiscos e brincadeiras são ingredientes do cardápio de cães e gatos gordinhos

MARIANA DESIMONE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem não acha bonitinho um cachorro ou um gato fofinho? Mas, quando os bichos ficam redondos demais, muitas vezes a culpa é dos humanos, que não passeiam o suficiente com eles ou lhes dão comida demais.
Como saber se o bicho está no peso certo? A dica é ir ao veterinário. "Depois, é só seguir a porção de ração recomendada e não oferecer petiscos demais", diz o zootecnista Alexandre Rossi.
As irmãs Isabella, 9, e Larissa Gusmão, 8, cuidam da "lhasa apso" Helena, que está acima do peso. Qual é a razão? Justamente o excesso de petiscos: ela ganha, diariamente, pelo menos seis biscoitos de cachorros.

Brincadeiras
Se o cão ou o gato já está gordinho, além do controle da dieta, as brincadeiras são boas alternativas. Foi assim que Juliana Scarpi, 10, ajudou Clifford, seu vira-lata, a emagrecer. "Também levo o Clifford para passear. Faço isso todos os dias", conta.
Já os irmãos Eric, 7, e Lucas Azad Sattaur, 10, têm quatro animais. Dois são gordinhos: o gato Sultão, que é preguiçoso, e o comilão cão Faraó. Lucas conta que tenta exercitar Faraó. "Fico brincando bastante com ele e não dou nada que não possa comer", afirma.
Nem sempre o animal gosta de brincar. Luana Oliveira Nobre, 7, que tem três cadelas, diz que só a mais agitada, a labradora Meg, está em forma. "As outras não gostam tanto de brincar." Resultado? Uma delas voltará a comer ração light.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.