UOL
São Paulo, sábado, 15 de outubro de 2005

ARTESANATO

Meninas do interior de Minas Gerais se reúnem para preservar a cultura e a natureza do lugar onde vivem

Amigas das tradições

ROBERTO DE OLIVEIRA
DA REVISTA

Os ponteiros quase marcam seis da manhã, e uma cantoria desenfreada anuncia a chegada dos primeiros raios de Sol. No seu quarto, Ana Carolina Fernandes, 11, é despertada pela "sinfonia". Ela abre a janela para assistir à revoada de várias espécies de passarinhos.
Ela ainda teria duas horas a mais de soneca, mas se recusa a perder o espetáculo do nascer do dia. Às 8h, ela troca de roupa, toma café, escova os dentes e segue duas quadras acima, onde se encontra com 15 garotas, todas as segundas e quartas-feiras, das 9h às 11h, faça chuva ou faça sol.
Carol faz parte do MAI (Meninas Amigas de Ibitipoca), grupo que resgata tradições culinárias e culturais, como o artesanato, de um povoado em Minas Gerais. Elas aprendem a confeccionar roupas de crochê e tricô e tapetes e toalhas no tear manual.
Nos finais de semana, na escola de artesanato, Carol e suas amigas Bianca Morena, 13, e Josiane Lázaro, 17, vendem os produtos, servem chá, leite, café, bolos, doces, tortas e o pão de canela, iguaria típica do vilarejo.
Foi para atender aos turistas em um festival gastronômico, no ano passado, que os empresários Márcia Macambira e Sérgio Frade organizaram a recepção com as meninas. Do evento, surgiu a MAI, que além de artesanato ensina preservação ecológica. Mas as meninas têm de ir à escola.
"Vivo num lugar mágico. Quero crescer e trabalhar aqui, valorizar minha cultura e preservar a natureza", conta Carol, que à tarde cursa a quinta série do ensino fundamental.
A Casa de Chá funciona como uma cooperativa. As garotas recebem doações de tecidos para as peças que vendem. Parte do dinheiro é usada para comprar tintas, linha e lã, por exemplo; outra parte fica com elas.
Carol já faz planos para o futuro. "Decidi que quero cuidar de bichos, passarinhos, macacos e lobos-guará."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.