São Paulo, sábado, 17 de outubro de 2009

Animação

Fábrica de anões

Saiba como foi a criação dos personagens de "Branca de Neve", primeiro longa de animação da Disney

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Desde 1937, crianças do mundo todo se fantasiam de Branca de Neve ou cantam "Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou" como os sete anões do filme animado da Disney. Agora, ele está sendo lançado pela primeira vez em DVD e Blu-ray.
A Folhinha falou com Lella Smith, que é diretora da Biblioteca de Pesquisa em Animação da Disney. Ela explicou como o filme foi restaurado e revelou curiosidades da produção.
Lella disse que, quando Walt Disney (1901-1966) resolveu criar a animação a partir do conto dos irmãos Grimm, ele já sabia que os anões seriam os preferidos das crianças. Por isso, quis que fossem engraçados.
"As pessoas gostaram tanto que pediram "Branca de Neve 2"." O criador do desenho não quis fazer uma sequência, mas reexibiu o filme nos cinemas de sete em sete anos até 1993.
A diretora também contou que, antes de virar animação, os personagens foram interpretados por atores de carne e osso, mas só para que os desenhistas, pintores e animadores pudessem saber como deixar o desenho mais parecido com a realidade. "Estudaram até o movimento do vestido de Branca de Neve."

Muitos pedaços
Para transformar o filme original em DVD (R$ 44,90) e em Blu-ray (R$ 99,90), foram digitalizados 360 mil pedacinhos da animação. Aí limparam o que estava estragado pelo tempo. Alguns tinham marcas de dedos de quem manuseou o filme, 72 anos atrás. (CAMILLA COSTA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.