São Paulo, sábado, 17 de outubro de 2009

Consumindo ideias

Final Feliz
para as embalagens

Para que os pacotes não acabem no lixo, dê outra utilidade para os embrulhos

LAIS FONTENELLE PEREIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Quase tudo que compramos hoje vem dentro de uma embalagem (caixa, embrulho ou pacote): presentes, pasta de dente, brinquedos, cereal e frutas.
Os pacotes são sempre bonitos e coloridos, mas, assim que abrimos a caixa e o que tem dentro dela nos encanta, jogamos a embalagem fora. E para onde vão todas essas caixas?
Para o lixo! Triste fim o das embalagens, não?
Agora será que não poderíamos dar um destino mais feliz para esses embrulhos?
Claro!
Uma ideia é separarmos as embalagens pelo tipo de material (plástico, vidro, papel e metal) antes de as jogarmos no lixo, pois assim elas poderão ser recicladas -ou seja, transformadas em coisas novas.
Outra opção é reutilizarmos as embalagens: usarmos as caixas, por exemplo, de um outro jeito. Podemos fazer esculturas com as caixas, levá-las para a escola para fazermos arte ou até usá-las para guardar brinquedos no quarto.
As embalagens podem ser úteis depois de vazias. Por isso crie, invente, use tudo de novo e dê um final feliz para todas elas.


LAIS FONTENELLE PEREIRA , 30, mestre em psicologia clínica pela PUC-Rio, é responsável pela área de educação e pesquisa do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana.

Texto Anterior | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.