UOL
São Paulo, sábado, 19 de junho de 2004

SOS - Salvem o planeta!

Para curar a Terra, é preciso reflorestá-la e usar energia limpa

CAMILA VINHAS
FREE-LANCE PARA A FOLHINHA

As indústrias e os carros causam febre na Terra. A febre é um sintoma de desequilíbrio no ecossistema global. As principais causas desse sintoma são: a diminuição das plantas da superfície da Terra, o excesso de gás carbônico no ar que todo mundo respira e a emissão de aerossóis na atmosfera -partículas sólidas e líquidas suspensas no ar, como a fuligem.
A indústria do petróleo desequilibra os ecossistemas do ar e da água e impede que as pessoas usem energia limpa, que não solta gás carbônico na atmosfera.
Existe tecnologia que pode receber incentivos para se desenvolver o suficiente para distribuir apenas energia limpa no mundo.
A indústria do petróleo desequilibra o ciclo do carbono no planeta porque fornece combustível, ou energia, para carros e caminhões, que emitem gás carbônico.
No Brasil, os poluidores da atmosfera são também as usinas termoelétricas, que, para usar o carvão, derrubam as matas. O carvão é feito das árvores e solta muita fuligem.
As usinas hidrelétricas também são poluidoras porque inundam grandes áreas de vegetação, que, debaixo d'água, apodrecem e liberam metano, gás que é 21 vezes mais perigoso para o aquecimento global do que o gás carbônico.
A agricultura brasileira também polui quando faz modificações no uso do solo e produz queimadas e desmatamentos. Além disso, polui também o rebanho de milhões de cabeças de gado, que, durante a digestão, da ração ou do capim, soltam quantidades de metano nos seus puns.
As últimas descobertas dos cientistas mostram que nunca se viu tanto gás carbônico na atmosfera nos últimos 817 mil anos, que é o tempo que a humanidade pesquisa a atmosfera.
O gás carbônico é medido através de cilindros, com mais de três quilômetros de profundidade, que retiram amostras de gelo antártico.
Quanto mais profunda é a escavação, mais antigo é o solo retirado. 817 mil anos equivalem a oito eras glaciais. Se o ciclo do carbono não for regularizado logo, é possível que a próxima era glacial comece antes do que se imagina.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.