São Paulo, sábado, 19 de julho de 2008

Folhinhatur

Navegando pelo Tietê

Pescadores e pássaros disputam peixes que despencam de "elevadores de águas"

PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA
ENVIADA ESPECIAL A BARRA BONITA (SP)

Que tal navegar pelo rio Tietê limpo observando pescadores e pássaros disputarem peixes que caem de "elevadores de águas"?
Parece uma cena impossível, mas é o que acontece na eclusa de Barra Bonita (cidade localizada 302 km a noroeste de São Paulo).
Eclusas são diques num trecho de rio onde há grande desnível do leito, em geral em razão de barragens feitas para gerar energia.
Elas permitem a descida ou a subida de embarcações pelo rio. No Tietê, são seis barragens e oito eclusas, com desnível de 26 metros.
Por elas passam comboios de 137 metros de comprimento, que transportam a carga equivalente a cem caminhões de 30 toneladas!

Passeio
Em Barra Bonita, a navegação começou em 1973. De lá, todos os finais de semana, partem os chamados passeios de eclusagem.
Os roteiros podem ser com (9h30 e 13h) ou sem (14h30) almoço a bordo. A duração varia de uma hora e meia a três horas.
O ponto alto do passeio é a eclusagem, quando o navio entra no "elevador de águas" e começa, então, o enchimento da câmara.
O interessante é que todo esse processo de enchimento/esvaziamento é feito por gravidade (não requer motores nem bombeamento).
E mais ainda que, às margens de um Tietê limpo, pescadores e pássaros disputam os milhares de peixes que chegam com o grande volume de águas.


Navegação Fluvial Médio Tietê Ltda. (www.barrabonitasp.com.br, tel. 0/xx/14/3641-2422), a partir de R$ 13 (criança) e R$ 25 (adulto).

A jornalista viajou a convite do Hotel Estância Barra Bonita.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.