São Paulo, sábado, 20 de fevereiro de 2010

Ciência

Esperteza animal

Bicharada inventa ferramentas para arranjar comida e tem até jeitão próprio para cumprimentar sua espécie

Maurício Lima - 10.nov.2008/France Presse


REINALDO JOSÉ LOPES
DA REPORTAGEM LOCAL

Imagine como ia ser complicado se, em vez de aprender a escrever na escola, todo mundo tivesse de inventar o alfabeto do zero?
É para evitar esse tipo de trabalhão que existe a cultura -o truque de transmitir ideias de uma geração para outra. E isso não é só coisa dos humanos: certos animais também têm cultura.
Por séculos, muita gente duvidava que isso fosse possível, mas os cientistas estão descobrindo cada vez mais "bichos cultos". Esses animais inventaram jeitos criativos de conseguir comida e água, produzem ferramentas e até criaram tradições para cumprimentar seus amigos, como se fossem regras de etiqueta animal.
Os pesquisadores afirmam que esses truques são tradições culturais porque a maioria deles só existe num pequeno grupo de uma espécie, que teria inventado a ideia e depois transmitido a dita cuja de pai para filho.
É mais ou menos como a mania brasileira de jogar futebol: quase toda criança aprende o jogo desde pequena aqui, enquanto os americanos ensinam basquete ou beisebol aos filhos.
Conheça aqui bichos para lá de cultos desse planeta.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.