UOL
São Paulo, sábado, 20 de maio de 2006

INTERNET

Seja num blog ou no Orkut, lembre que tudo o que você escreve na rede pode ser lido (e até copiado) por milhões de pessoas

Lições para uma aventura segura

BRUNO LIMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Primeira lição de quem se aventura pela internet, a rede que interliga os computadores do mundo todo: você nunca está sozinho. Há sempre milhões de pessoas também navegando por ali.
Isso significa que tudo que você escreve na internet -em um blog ou no Orkut, por exemplo- pode ser lido (e até copiado) por esses mesmos milhões de pessoas.
OK, sem paranóia. A idéia não é ficar assustado e abandonar a internet. Mas não dá para fingir que ter um blog ou um fotolog é o mesmo que ter um diário ou um álbum de fotos guardados no armário.
O lado bom de essa multidão estar conectada a você é poder visitar até sites criados em países distantes e aprender sobre todos os assuntos.
O lado ruim é que alguém pode se aproveitar dessa grande rede para prejudicar outras pessoas.
Para não correr o risco de cair numa fria, fique de olho na “netiqueta” _o conjunto de regras da convivência na internet, que até virou tema de aula em alguns colégios de São Paulo.
Nessas aulas, uma das primeiras coisas ensinadas é que quem faz algo errado pela internet também pode ser descoberto e punido. A tecnologia permite, por exemplo, encontrar quem enviou uma mensagem falando mal de outra pessoa. Não é difícil encontrar histórias de crianças que usaram a senha do amigo para mandar um e-mail como se fosse ele ou que criaram um site ou uma comunidade no Orkut só para xingar alguém. Essas coisas, além de brincadeiras sem graça, podem virar casos de polícia.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.