UOL
São Paulo, sábado, 22 de janeiro de 2005

"Caipiras" eram de diversos grupos

Os dinos "caipiras" de Minas, São Paulo e Goiás pertenciam a diversos grupos diferentes. Segundo o paleontólogo Reinaldo José Bertini, que estuda os fósseis dessa região (que estão em rochas batizadas de Grupo Bauru), já foram identificadas no país 33 espécies de titanossauro, um herbívoro pescoçudo de 12 metros de comprimento e 15 toneladas (o peso de três elefantes). A maioria delas nem tem nome ainda.
Bertini e seus colegas da Universidade Estadual Paulista em Rio Claro também descobriram que por aqui também viveram o Abelissauro, um carnívoro gigante, e parentes próximos do Velociraptor -o vilão do filme "Parque dos Dinossauros". Destes só sobraram os dentes (que são bem pequenos, ao contrário do que você pode imaginar vendo o filme), que os cientistas conseguem identificar olhando-os ao microscópio e comparando-os com dentes de esqueletos inteiros descobertos em outros países.
O problema é que o clima úmido da região atrapalha a preservação dos fósseis. Até hoje, nenhum esqueleto completo foi achado. Mas os pesquisadores não desistem: continuam viajando no tempo, de carro, ônibus e até a pé, em busca dos monstros enterrados.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.