São Paulo, sábado, 22 de março de 2008

Planeta

A água pede água

Dá para socorrer a natureza em ações bastante simples do nosso dia-a-dia

PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA
EDITORA DA FOLHINHA

Hoje é o Dia Mundial da Água. Aqui, no planeta Terra, a terra (continentes e ilhas) ocupa apenas 1/4. Tudo mais é água: doce, salgada, sólida, líquida, gasosa.
É nos oceanos e mares que fica a maior parte da água: 97,5%. Mas precisamos mesmo é de água doce para viver. Só que a maior parte dela está congelada.
Restam, então, a água dos aqüíferos (reservas subterrâneas), dos lagos, dos pântanos e dos rios. E ela está acabando no mundo todo!
O Brasil concentra 14% da água doce do planeta. Por isso esbanjá-la é como cometer um crime. O pior é que a maioria das pessoas desperdiça sem perceber.
Aqui, uma casa gasta em média 477 litros. É muita coisa! São três litros em cada escovação de dentes, dez litros por descarga de banheiro, 70 litros no banho...
E, com pequenas ações, você pode ter um grande resultado. Escovar os dentes usando um copo para bochechar, por exemplo, significa uma economia de 20 mil litros de água por ano!
Você já ouviu a expressão "pedir água"? É quando alguém pede socorro. Chegou a vez da natureza, ou melhor, da água pedir água.


DICA
Não adianta economizar água e gastar energia. Trata-se de uma forma indireta de desperdiçar água. Afinal, a maior fonte de energia elétrica no Brasil vem das usinas hidrelétricas. Então, para tomar alguma atitude em defesa da água, é preciso conhecê-la além dos estados sólido, líquido e gasoso. “Água”, lançamento da DCL (R$ 39,90), pode ajudá-lo nessa missão.


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.