UOL
São Paulo, sábado, 22 de maio de 2004

A ameaça da poluição

É diferente as baleias migrarem pelos oceanos -mais livres de poluição- ou pelas costas brasileira, argentina e paraguaia -cheias de redes de pescadores, que matam esses cetáceos. O foco da preservação desses mamíferos marinhos mudou da caça, proibida desde 1985, para a preservação dos oceanos.
As baleias são ameaçadas pela poluição química, causada por óleo e metais pesados que navios derramam, pelos esgotos, pelo barulho das embarcações -poluição sonora- e pela exploração das regiões costeiras.
Segundo Zerbini, o brasileiro da Comissão Internacional Baleeira, "o equilíbrio ecológico do oceano está diretamente ligado ao equilíbrio do planeta". Além disso, o lixo tóxico e os sacos plásticos jogados nos mares podem ser engolidos pelas baleias e também as matam.
Fotoidentificação A fotoidentificação revela informações sobre a vida das baleias. Esse estudo é possível porque a baleia projeta a cauda para fora da água, o que permite que seja fotografada. O recorte, a forma, a cor da nadadeira caudal são únicas para cada baleia e funcionam como impressões digitais.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.