São Paulo, sábado, 22 de dezembro de 2007

Befana

Imagine esperar doze dias para ganhar o presente de Natal. Cruel? Pois as crianças italianas esperam até o dia 6 de janeiro, quando a Befana, uma velha malvestida, parecendo uma bruxinha, vem deixar presentes e doces nas meias penduradas nas lareiras ou nos sapatos deixados na porta. Ao longo do ano, as crianças deixam nas chaminés as suas cartinhas com os pedidos de presentes para a Befana.
A festa da Befana é comemorada na noite de 5 para 6 de janeiro, ou seja, na véspera do Dia de Reis. Aí está a origem de seu nome: Befana vem de "befania", que é a palavra "epifania" em um dialeto italiano.
Diz a lenda que os Três Reis Magos, quando procuravam pelo Menino Jesus, passaram pela casa da Befana. Convidada a se juntar ao trio, ela recusou, pois estava ocupada limpando a casa. Mais tarde, bateu um arrependimento. Befana saiu atrás dos Reis Magos ainda de vassoura na mão, mas não conseguiu alcançá-los.
Desde então, na época do Natal, ela passa de casa em casa na esperança de encontrar o Menino Jesus e, em cada uma, deixa um presente para cada criança. Se a criança se comportou bem durante o ano, ganha brinquedos e doces. Mas, para quem se comporta mal, a Befana deixa é um pedaço de carvão!

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.