São Paulo, sábado, 23 de setembro de 2006

Livros

A volta de Peter Pan

As aventuras do garoto da Terra do Nunca ganham tradução de Ana Maria Machado

JULIANA DORETTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Peter Pan não é um menino que não quer crescer. É um menino que não consegue crescer. "Porque ele não tem memória. Esquece tudo muito rápido. E, sem memória, não há futuro", explica Ana Maria Machado.
A escritora acabou de traduzir inteirinho para o português o famoso livro que o escocês James Matthew Barrie escreveu em 1911.
Mas essa até parece uma outra história. "É porque tem coisas que só o livro pode fazer. O filme da Disney conta, e bem, só as aventuras de Peter."
Ou seja, é como se todos conhecessem só um resumo: que o menino Peter passa o tempo todo enfrentando o Capitão Gancho na Terra do Nunca, onde vão parar Wendy, João e Miguel.
Ao ler o livro, dá para desvendar a história por completo. "Wendy percebe que Peter Pan esquece o que disse horas antes. E os Meninos Perdidos também: eles são perdidos porque não têm memória", explica.
"Quando Wendy percebe que os seus irmãos também estão esquecendo as coisas, ela começa a contar para eles a história deles mesmos", completa a autora.
E é difícil de ler? "É só prestar atenção no texto e se deliciar. Não precisa procurar significado. Curta cada frase que você ler."
Quer tirar outras dúvidas com a autora? Ela estará hoje, às 15h, no lançamento do livro (ed. Salamandra, R$ 35,90), na Fnac Paulista.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.