São Paulo, sábado, 23 de setembro de 2006

Mais aventuras na HQ

PAULO RAMOS
DA REDAÇÃO

Há um jeito de acompanhar a nova aventura de Asterix sem ir ao cinema. É só visitar uma livraria. "Asterix e os Vikings - O Álbum do Filme" (ed. Record, R$ 23,90, 66 págs.) mostra tudo o que ocorre na animação.
A revista mistura texto com cenas do filme. A história é a mesma. O adolescente Calhambix tem de se tornar um grande guerreiro, mas morre de medo de entrar numa briga. Cabe a Asterix e Obelix, seu fiel parceiro, a tarefa de treinar o medroso rapaz.
Essa aventura é baseada num outro álbum do herói gaulês (ele recebe esse nome porque nasceu na Gália), "Asterix e os Normandos" (ed. Record, R$ 23,90, 48 págs.). A revista saiu no Brasil em 1985 e ainda pode ser encontrada nas livrarias. É só procurar.
Na verdade, há muito mais sobre Asterix nas livrarias. Existem quase 40 histórias em quadrinhos com o personagem. Todas já foram publicadas no Brasil.
A turma de Asterix foi criada pelos franceses René Goscinny e Albert Uderzo. Foram eles que inventaram a brincadeira de terminar os nomes dos personagens com "ix'. A idéia é usada desde a primeira aventura, publicada em 1959.

Paulo Ramos é consultor de língua portuguesa da Folha e do UOL.
Texto Anterior | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.