UOL
São Paulo, sábado, 23 de outubro de 2004

BICHOS

Barrigudos ganham nova casa no zôo

Macacos me mordam!

Renato Stockler/Folha Imagem
Macacos-barrigudos no Zoológico de SP


DA REPORTAGEM LOCAL

Eles têm mais ou menos meio metro de altura, vivem originalmente na floresta amazônica. Seu prato predileto é um banquete de frutas, mas isso não quer dizer que eles deixem comida sobrando no prato: sementes, flores e até uns animaizinhos menores são devorados por esses bichos. São capazes de comer o equivalente a 30% do peso de seu corpo em um único dia.
Também muito dóceis, esses são os macacos-barrigudos, que acabaram de ganhar um lugar privilegiado no Zoológico de São Paulo. Em vez de uma jaula comum, o casal de barrigudos tem um ambiente que tenta reconstituir a floresta: úmido, com plantas e pequenos animais. Você já pode visitá-los lá no zôo (av. Miguel Stéfano, 4.241, tel. 0/xx/ 11/ 5073-0811).
E por falar em macaco, há duas semanas surgiu a suspeita de que há uma nova espécie de símio na República Democrática do Congo, um país da África. É um animal gigante, mistura de gorila e chimpanzé, que foi achado por uma cientista americana. Mas há outros pesquisadores que acham que o macaco gigante pode ser de um grupo de chimpanzés raros. Outros dizem que há gorilas com características de chimpanzé por aí. O que será, afinal, esse bicho?

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.