São Paulo, sábado, 24 de janeiro de 2004

Roteiro dos bandeirantes

Santana de Parnaíba
Foi o primeiro meio de acesso ao sertão colonial para a rota de penetração das bandeiras no sertão de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. Bandeirantes como Fernão Dias Falcão, Bartolomeu Bueno da Silva (Anhänguera), André Fernandes e Domingos Jorge Velho fizeram da cidade ponto de referência para expedições.
O centro histórico tem 209 casarões tombados em taipa de pilão, sendo que um deles é o Museu da Casa Anhänguera.Informações turísticas - 4154-1874

Pirapora do Bom Jesus
O Portal dos Romeiros, considerado um dos maiores monumentos da fé do Estado, é uma homenagem aos romeiros que visitam a cidade durante todo o ano. Das peças em bronze que compõem o portal, o destaque fica para a imponente imagem do Senhor Bom Jesus, que do alto de mais de três metros de altura olha em direção a um romeiro que está ajoelhado a seus pés. O portal fica na av. Jundiaí, e abre diariamente das 8h às 17h. A Igreja Santuário Bom Jesus, fica no largo da Matriz, centro. Informações: 4131-1440

Cabreúva
Trilha ecológica da serra do Japi, uma importante reserva ambiental situada entre Jundiaí, Cabreava e Cajamar
Trilhas com duração de a partir de uma hora em vegetação nativa da Mata Atlântica, nascente do Piraí na fazenda Guaxinduva e parte rachosa do rio Tietê (agendamento na secretaria de turismo, tel. 4528-5016)

Araçariguama
A vila começou a surgir por volta de 1640 com a dispersão e fixação dos fazendeiros e bandeirantes de Santana de Parnaíba por áreas próximas. Muitos dos bandeirantes paulistas ali tinham sua morada. Dali saíram em direção ao interior brasileiro, e para suas fazendas posteriormente retornaram com seus carregamentos de ouro, pedras preciosas, ou mesmo centenas de índios capturados.
Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha e Igreja Nossa Senhora da Conceição, erguidas pelos bandeirantes em 1653. Informações:

Itu
Eixo histórico no centro da cidade com 360 igrejas e casarões tombados. Fazendas de café adaptadas para o turismo como a Capuava, Pirahy e Santo Antônio do Cafezal. A fazenda da Serra, na Estrada Parque dá para fazer trilhas com cavalos.
Museu da República, onde foram feitas as primeiras reuniões com a presença de D. Pedro 2, com objetos pessoais da época do império.
A estrada parque, que começa em cabreúva e vai até itú
Informações: 4022-0001

Salto
Parque das Lavras, onde funcionava a primeira usina hidrelétrica do interior do Estado de São Paulo e hoje pode ser visitada. Ponte Pensil, suspensa em cabos de aço fica próxima à cachoeira do Rio Tietê, tem pinturas em azulejos que retratam a passagem dos bandeirantes e imigrantes que fundaram a cidade.
O Museu da Cidade com tumbas de índios, que habitavam a região. Também têm parte de rocha moutonee da era glacial. Informações: 4602-8500

Porto Feliz
Parque das Monções
Pontos turísticos do município com o monumento das bandeiras com retratos em bronze de Adriano Taunay. a encenação de uma expedição em bronze. Considerado o marco da história do desbravamento do território brasileiro. Deste local partiam as monções, expedições fluviais organizadas pelos bandeirantes, que navegando pelo rio Tietê e seus afluentes buscavam atingir as minas de ouro de Cuiabá. O nome dado ao parque Monções significa vento favorável à navegação. O Parque das Monções também tem um Paredão Salitroso de rocha sedimentar e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Informações: 0/xx/15/262-3010.

Tietê
Avenida Fernando Costa, conhecida como Beira-Rio, porque margeia o rio Tietê. A cidade tem capelas, igrejas e casarões do século 19, além do Museu Histórico. Folclórico e Padagógico Cornélio Pires, com acervos dos músicos como Marcelo Tupynambá e Camargo Guarnieri, além de peças da Irmandade do Divino, uma das festas tradicionais da cidade, que comemora há 164 anos o encontro das canoas do Divino Espírito Santo (a Folia do Divino).
Informações: tel. 0/xx/15/3282.2011.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.