UOL
São Paulo, sábado, 25 de março de 2006

MÚSICA

Criado há sete anos, grupo de crianças do Rio homenageia a música clássica

Como nos velhos tempos

Flavio Florido/Folha Imagem
Os integrantes do grupo Pequenos Mozart, do Rio


LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

Em casa eles ouvem rock, rap e axé. Mas, na hora de tocar, vestem roupas que lembram as dos salões europeus do século 18, ajeitam o violino no ombro e interpretam Bach, Brahms e outros compositores clássicos. São os Pequenos Mozart. E, desde junho de 2005, também são Amadeus.
Criado há sete anos no Rio, o grupo Pequenos Mozart reúne crianças e pré-adolescentes (entre quatro e 12 anos). Como os precoces violinistas -e um violoncelista- foram crescendo, a coordenadora Suray Soren criou o Amadeus, para adolescentes. Os nomes dos grupos homenageiam o grande compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).
"Quando chegaram na idade do mico adolescente, meninos e meninas não queriam mais usar peruca, ficavam com vergonha. Foi preciso separar", conta Soren, 43, violinista da Orquestra do Teatro Municipal do Rio.
As perucas fazem parte do figurino dos 22 Pequenos Mozart, assim como as casacas vermelhas de camurça. Uma roupa bem quente, ainda mais quando eles se apresentam no Rio.
É o que farão nas terças-feiras de abril no Centro Cultural Banco do Brasil, juntamente com os oito violinistas do Amadeus -que sofrem bem menos com suas camisas brancas de cetim e os cabelos descobertos.
A série "Sintonia Musical" permitirá a eles tocar com conjuntos experientes. No repertório, além de clássicos, estarão choros, sambas e xotes.
Tamara de Oliveira, 13, diz que, desde que entrou para os Pequenos Mozart, em 2000, está cada vez mais desinibida. Filha de músicos, seu sonho é ser peixinho. "Quero seguir carreira."

SINTONIA MUSICAL. Quando: de 4/4 a 25/4, às terças, às 12h30 e às 18h30. Onde: Centro Cultural Banco do Brasil-RJ (r. Primeiro de Março, 66, Rio, tel. 0/xx/21/3808-2020). Quanto: R$ 6.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.