UOL
São Paulo, sábado, 25 de junho de 2005

ANIMAÇÃO

"Wallace & Gromit" mostra a amizade entre um cão e seu dono

Pequenas aventuras de massinha

ALEXANDRA MORAES
DA REPORTAGEM LOCAL

Um cachorro pode ser bem mais que um animal doméstico. Pelo menos para Wallace, dono de Gromit: o cão é companhia para procurar queijo na Lua, detetive que desmascara um pingüim vigarista e colega na função de limpar janelas.
Esses dois são os personagens principais de uma série de animação em massinha, lançada pelo estúdio Aardman em 1989 -seis anos após começar a ser feita por seu criador, Nick Park (um dos responsáveis pelo filme "A Fuga das Galinhas"). A série vai ser exibida pelo canal de TV paga Jetix, amanhã, às 11h.
No primeiro episódio, "Dia de Folga", a falta de queijo no mercado leva a dupla a construir seu próprio foguete para ir à Lua, acreditando que pelo menos lá encontrariam queijo.
O segundo episódio apareceu quatro anos mais tarde, em 1993. É "As Calças Trocadas", sobre um pingüim mal-intencionado que chega a tomar o lugar de Gromit na casa de Wallace. O cachorro tem de partir para uma investigação solitária sobre os modos muito estranhos daquele pingüim (que se disfarça de galinha!). O episódio ganhou o Oscar de melhor curta-metragem de animação naquele ano.
A prática (e também a fama) ajuda bastante: o terceiro episódio, "Tosa Completa", veio na esteira dos dois primeiros e levou apenas 18 meses (um ano e meio) para ser feito -bem menos do que aqueles seis anos entre a idéia e a realização de "Dia de Folga". Na aventura, Wallace e Gromit trabalham de limpadores de janela e têm de resolver um mistério sobre ovelhas desaparecidas.
O melhor dessas histórias é que, se você gostar das maluquices de "Wallace & Gromit", vai ter um ótimo motivo para esperar ansioso por outubro: é quando estréia o longa-metragem da dupla, "A Batalha dos Vegetais".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.