São Paulo, sábado, 25 de outubro de 2008

Entrevista

O brasileiro Carlos Saldanha, diretor de "Era do Gelo 2", falou com a Folhinha no estúdio onde trabalha, em Nova York. Leia a seguir trechos da conversa.

Você também trabalhou em "Horton e o Mundo dos Quem"?
Não, mas os dois filmes foram feitos no estúdio Blue Sky. Só dublei a voz do dentista para a versão em português. É que eu já estava dirigindo "A Era do Gelo 3", que fica pronto em 2009.

E dá para contar alguma novidade?
Ainda não posso, é segredo. Mas, por causa do "Horton", a gente decidiu fazer vários bichos de "A Era do Gelo" com o mesmo tipo de pêlo inventado para os Quem. Não existia antes. Em animação é assim, cada filme obriga a gente a criar novos tipos de desenho, de iluminação, de movimento.

E como você virou diretor de filme de animação nos Estados Unidos?
Sempre gostei de desenhar e assistir a desenho animado. Quando fazia provas, acabava antes e fazia caricatura dos professores no verso. Mas meus pais falavam que arte não dava futuro. Então fui estudar computação.

E que conselho você dá para quem também quer virar animador de cinema?
Primeiro, tem que gostar de desenhar a mão, que é o começo de tudo. Depois, é legal estudar pintura, tem que ter base de artista mesmo. Depois, tem que saber mexer no computador.

Texto Anterior | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.