São Paulo, sábado, 27 de janeiro de 2007

Culinária

Tem bichinho na fruta

Siga o passo-a-passo abaixo para inventar animais coloridos e saborosos

DANIELA ARRAIS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um cacho de uvas pode se transformar em uma formiga. Uma manga-rosa vira um simpático porco-espinho. Um kiwi verdinho, verdinho, quando cortado pela metade, dá forma a uma tartaruga bem saborosa.
A chef Cris Maccarone, da escola de cozinha Madame Aubergine (www.madameaubergine.com.br), em São Paulo, adicionou uma pitada de imaginação ao sabor de frutas como manga, kiwi, uva e cereja. Confira a mistura divertida.

Formiga de uva
Separe os galhinhos da uva e deixe-os guardados. Faça cortes com uma tesoura sem ponta na parte dos galhos onde existe uma dobrinha. Espete três uvas em um palito de dente. Depois, coloque os galhinhos ao lado das uvas para formar as patas. Está pronta sua formiga de uva!

Centopéia de cereja
Pegue um palito de churrasco e corte-o no tamanho certo para que caibam cinco cerejas frescas (não é aquela que vem em cima do bolo). Guarde os talos das cerejas. Espete cinco cerejas no palito. Pegue dois talos e coloque na cereja da frente, para formar as antenas da centopéia.

Tartaruga de kiwi
Tire a casca do kiwi com uma faca (peça ajuda a um adulto). Depois, corte a fruta no meio. Coloque um lado do kiwi no prato. Pegue uma uva e coloque-a na ponta da fruta, para fazer a cabeça da tartaruga. Com "blueberry" (fruta silvestre de cor azulada) ou jaboticaba, faça as patinhas da sua tartaruga.
Porco-espinho de manga
Com a ajuda de um adulto, tire a casca da manga com uma faca. Depois, corte-a no meio. Coloque a manga no prato e comece a fazer cortes no formato de cubo, mas mantenha a forma da fruta. Espete cada cubo com um palito. Use a uva para fazer o focinho, e "blueberry" para os olhos. Você terá um porco-espinho em forma de petisco.

Dicas:
As frutas não podem ser muito manipuladas, ensina a chef Cris Maccarone. "É uma questão de higiene." Por isso, na hora de brincar com as frutas, lave bem as mãos e passe o menor tempo possível tocando nelas. E não esqueça que galhos, palitos e plantas servem apenas para decorar os pratos!

Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.