UOL
São Paulo, sábado, 27 de agosto de 2005

CINEMA

Festival de curtas-metragens exibe hoje produções brasileiras para crianças

Histórias de poucos minutos

Divulgação
Cena de "O Nordestino e o Toque da Lamparina"


ALEXANDRA MORAES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os filmes de curta-metragem têm esse nome porque não duram mais do que dez ou 15 minutos. É mais ou menos o tempo de um desenho animado que passa na televisão, já notou? Em São Paulo, há um festival só para esses filmes menores. Eles são exibidos em sessões com quatro ou cinco filmes diferentes juntos.
Na mostra, que começa hoje, no Museu da Imagem e do Som, foi feita uma seleção de curtas brasileiros produzidos especialmente para as crianças. O menor de todos se chama "Uma Casa Muito Engraçada" e foi inspirado pela canção de Vinícius de Moraes. Tem apenas três minutos!
Um outro poema também foi o ponto de partida para um filme curtinho, de seis minutos. É "Velha História", do poeta gaúcho Mário Quintana, que deu origem a um filme com esse mesmo nome, narrando, é claro, a mesma história contada no poema -sobre a amizade entre um pescador e um peixe que ele pega.
"O Curupira" é um pouquinho maior e conta, em 11 minutos, uma história desse mito do folclore brasileiro, em que o curupira tenta defender animais da floresta de um caçador malvado.
O sertão do Brasil aparece em dois outros filmes. "O Nordestino e o Toque da Lamparina" leva para a parte árida do Ceará a história de Aladim -tudo em oito minutos.
"Tem Boi no Trilho" também é cercado pela seca para contar, em apenas seis minutos, a história de um boizinho que foge da boiada e vai parar perto de trilhos de trem.
Memória
A memória e as lembranças estão em dois curtas-metragens -um pouco maiores para dar conta de tanto passado. "Dona Cristina Perdeu a Memória" narra, em 13 minutos, a amizade que nasce entre Cristina, uma senhora que já não se lembra de muita coisa, e o menino Antônio, de oito anos, que adora brincar e imaginar um monte de coisas.
Já as lembranças de outra velhinha e as descobertas de uma menina que se apaixona por um espantalho viram uma confusão só -de dez minutos- no filme "O Espantalho".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.