São Paulo, sábado, 28 de março de 2009

Economia

Crise em jogo

Siga o percurso de perguntas e respostas ao lado para entender por que todo mundo só fala nesse assunto

VINICIUS TORRES FREIRE
COLUNISTA DA FOLHA

De onde vem o dinheiro com que você e seus pais compram coisas? Qualquer coisa: brinquedo, casa, comida, DVDs, livro, roupa?
A maioria das pessoas precisa trabalhar para ganhar dinheiro. E o que acontece quando muita gente não consegue encontrar um emprego ou é demitida?
Talvez nos últimos meses você tenha ouvido a palavra "crise" na conversa dos adultos, nos jornais, na TV.
Crise é um jeito de dizer que muita gente perdeu o emprego ou que pode ficar sem trabalho. Um jeito de dizer que, por um tempo, mais pessoas num país vão ficar mais pobres.
Faz muito tempo que o mundo inteiro não passava por uma crise tão séria. Desde o tempo em que seus avós eram crianças. Ou nem tinham nascido ainda. Isso aconteceu lá pelo ano de 1930. Há quase 80 anos.
Para entender melhor essa tal de crise, siga o jogo de perguntas e respostas.

1. Como dá para comprar o que a gente quer?
É preciso ter dinheiro. Para ter dinheiro, a maioria das pessoas trabalha. Se a gente quer uma coisa cara, o dinheiro que a gente ganha todo mês pode não dar para comprar.

2. E o que a gente faz?
Economiza um pouco todos os meses, até juntar o bastante para comprar o que quer ou, então, pode pedir o dinheiro emprestado ao banco.

3. E o banco empresta?
Sim, mas fica combinado que, aos poucos, a pessoa tem de devolver tudo ao banco. Devolver o que pegou emprestado e um dinheiro a mais, os chamados juros (o que os bancos ganham por emprestar dinheiro).

4. De onde vem o dinheiro que os bancos emprestam?
Uma parte pequena é dos donos dos bancos. Outra vem do dinheiro que fica parado lá (quando recebemos o salário, nem sempre gastamos tudo de uma vez). Mas uma parte grande vem das economias (poupança): o dinheiro que guardamos para o futuro ou o que sobra das despesas.

5. Como começou a crise?
Os bancos fizeram maus negócios. Tiveram prejuízo: gastaram mais do que ganharam. Compraram coisas achando que elas valiam muito, mas que valiam pouco. Emprestaram dinheiro para muita gente que não conseguiu devolver.

6. E os bancos ficaram sem nenhum dinheiro?
Os bancos perderam dinheiro de várias outras maneiras bem mais complicadas. Mas o importante é saber que eles ficaram quase sem dinheiro para emprestar.

7. Quanto dinheiro os bancos perderam?
Muito, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Esse dinheiro daria para comprar tudo o que é produzido por todas as empresas e pessoas do Brasil durante vários anos. Tudinho. Foram trilhões de dólares. Um trilhão se escreve assim: 1.000.000.000.000!

8. O que isso tem a ver com os empregos?
Se os bancos emprestam menos dinheiro, as pessoas compram menos. Assim, a fábrica de carros e a construtora de casas vendem menos. Se vendem menos, fabricam menos, e precisam de menos trabalhadores. As pessoas ficam sem emprego ou ganham menos, daí compram menos. E o país todo fica mais pobre.

9. Mas os bancos só emprestam para comprar coisas caras?
Não, os empresários que constróem fábricas, prédios e lojas também pedem dinheiro ao banco. Quando há menos dinheiro, há menos prédios e lojas novas. E menos lugares novos onde trabalhar.

10. Tem crise no Brasil?
Tem, porque o Brasil vende coisas para os Estados Unidos e para a Europa (comida, aviões, ferro, carros, ônibus etc.). E as empresas do Brasil também pegam dinheiro emprestado por lá. Se o Brasil vende menos, também fica um pouco mais pobre.

11. A crise um dia acaba?
Acaba. Umas crises duram mais, outras duram menos. Mas, enquanto a crise durar, a gente tem de ser mais econômico. Gastar menos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.