Escritora marroquina convida mulheres a se rebelarem contra 'leis medievais' do seu país

Leila Slimani, de 'Canção de Ninar', deixou sua terra para ter mais liberdade na França

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

França, 1988. Uma menina marroquina passeia pelas ruas de Paris e atrai olhares pela cor da pele e pelo cabelo crespo.

França, 2018. A menina é a vencedora de um dos mais importantes prêmios literários do mundo. Trata-se da história da escritora Leila Slimani. Ela mostra que o mundo segue mudando e nada é impossível.

A escritora Leila Slimani durante a Flip (Festa Literária de Paraty) de 2018
A escritora Leila Slimani durante a Flip (Festa Literária de Paraty) de 2018 - Marcus Leoni/Folhapress

“Na minha infância eu me sentia muito mais visível na França, como se todos olhassem para mim. Hoje em dia tenho a impressão que, por exemplo, na Europa, somos antes de tudo sociedades mais multiculturais (...) no Brasil sempre pensam que sou brasileira quando estou aqui, o que é muito bom, me sinto como se estivesse em casa, até mais do que na França, quase”, diz a escritora, expoente da nova literatura francófona. Em 2016, foi vencedora do prêmio Goncourt, um dos mais prestigiados de língua francesa, pelo best-seller “Canção de Ninar”.

Veja mais no vídeo.

Leila Slimani foi conferencista do Fronteiras do Pensamento em 2018. 

Uma jovem que saiu do Marrocos para ganhar a sonhada liberdade na Europa, Slimani fez do seu caminho individual um convite para que suas conterrâneas “se rebelem contra as leis medievais” de seu país, tornando-se uma voz global na luta pelo feminismo. Seus livros abordam as áreas sombrias da alma humana e trazem à tona temas silenciados sobre o universo das mulheres.

Na temporada 2019, o ciclo de conferência apresenta ainda Denis Mukwege, Janna Levin, Werner Herzog, Contardo Calligaris e Luc Ferry. Já passaram pelo palco neste ano Graça Machel, Paul Auster e Roger Scruton. Ingressos à venda. Mais informações em fronteiras.com.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.