'Caminho para revolução não sangrenta é a educação', diz Fernando Savater

Para filósofo espanhol, educar não é apenas treinar habilidades e processos; assista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Fernando Savater, filósofo espanhol, reflete em conferência sobre a relação entre educação e cidadania e alerta: o único caminho para uma revolução sem mortes é a educação.

“Sabemos que na democracia pesam muito os condicionamentos sociais, as diferenças de status, riqueza, economia. Tudo isso influi permanentemente no estado democrático. Mas se queremos fazer uma transformação não sangrenta, se queremos fazer uma revolução que não passe por execuções e mortes, o mais parecido com uma revolução não sangrenta é justamente a educação”, afirma Savater. Veja vídeo.

Segundo o espanhol, o papel da educação não é apenas treinar habilidades e processos, é também “formar pessoas completas, capazes de utilizar a democracia de uma maneira crítica e positiva”. O filósofo defende a importância desta educação para que as pessoas saibam construir seus caminhos de vida, compreender seus papéis na democracia e exercitar seus deveres para com a sociedade.

“Educar não é simplesmente formar para o mercado de trabalho, formar empregados ou trabalhadores (...), a educação tem um projeto muito mais ambicioso: formar pessoas completas. Na democracia falta educar as pessoas de uma maneira aberta, não se pode educar só para a guerra, ou só para a agricultura. Deve-se educar para a vida em uma sociedade democrática. E a partir daí, cada qual escolherá seu caminho, sua possibilidade, de modo que o destino da democracia está intimamente ligado ao destino da educação”, conclui.

Savater participou do Fronteiras do Pensamento 2015.

Filósofo espanhol Fernando Savater olha para frente, sentado e repousa as mãos sobre as pernas
Filósofo espanhol Fernando Savater - Josep Lago/AFP

Em 2020, o Fronteiras do Pensamento muda o formato e será digital pela primeira vez em 14 anos de projeto. As conferências serão proferidas em língua estrangeira e com tradução simultânea. Cada inscrito poderá assistir à transmissão ao vivo e reprisar a conferência apenas mais uma vez. Os ingressos estão à venda no site www.fronteiras.com. Confira abaixo as datas e conferencistas da temporada.

09 de setembro – Andrew Solomon

16 de setembro – Mia Couto

30 de setembro – Jonathan Haidt

07 de outubro – Paul Collier

21 de outubro – Timothy Snyder

04 de novembro – Alain Mabanckou

18 de novembro – Fritjof Capra

09 de dezembro – Isabela Figueiredo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.