São Paulo, sábado, 1 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

63% aprovam prefeito do Recife

DA REDAÇÃO

63% aprovam prefeito de Recife
Jarbas Vasconcelos é aprovado por 63% em pesquisa Datafolha; César Maia (Rio) tem pior avaliação
Após um ano de mandato, o prefeito de Recife, Jarbas Vasconcelos (PMDB), obteve a maior taxa de aprovação de sua população entre os dez prefeitos avaliados em pesquisa do Datafolha realizada entre os dias 16 e 17 de dezembro últimos. Para 63% da população recifense, a administração Vasconcelos é boa ou ótima. O prefeito do Rio, César Maia, recebeu a pior avaliação –50% dos pesquisadores consideram sua gestão ruim ou péssima. O prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, ficou em oitavo lugar entre os dez prefeitos avaliados, com uma taxa de aprovação de apenas 25%.
Além de Vasconcelos, o único prefeito a ter sua administração aprovada pela maioria absoluta da população é Tarso Genro (PT), prefeito de Porto Alegre. A gestão de Genro recebeu 55% de bom ou ótimo. Por outro lado, a prefeita de Salvador, Lídice da Mata (PSDB), forma com Paulo Maluf e César Maia o trio de prefeitos reprovados pelos moradores de suas cidades. Lídice foi avaliada como ruim ou péssima por 48% da população da capital baiana.
O índice de 63% de aprovação à gestão de Jarbas Vasconcelos em Recife cresceu em relação à pesquisa realizada após seis meses de sua administração –quando obteve 47%– e se aproxima da expectativa dos recifenses de que sua administração fosse boa ou ótima –68%. A pesquisa aponta também uma queda na reprovação à gestão Vasconcelos, de 13% após seis de mandato, para 9% agora.
Por outro lado, o prefeito César Maia recebe pela segunda vez a pior avaliação entre os prefeitos. A reprovação à sua administração à frente da Prefeitura do Rio cresceu nove pontos percentuais em relação ao levantamento feito após seis meses de mandato, passando de 41% para 50%. Maia recebe ainda 38% de regular e apenas 9% de ótimo ou bom. A falta de segurança e de policiamento é apontado por 37% dos cariocas como o principal problema da cidade.
Já Paulo Maluf viu subir de 35% para 41% a taxa de reprovação de sua gestão na Prefeitura de São Paulo, em relação à pesquisa feita após sete meses de mandato. A taxa é igual à obtida por Maluf após seis meses à frente da prefeitura paulistana. A taxa dos que consideram sua gestão regular também caiu, de 39% para 33%. Já a taxa de aprovação de subiu de 20% para 25%. Os paulistanos apontaram o transporte coletivo –19% das menções– como o principal problema da cidade.

Texto Anterior: Vereador quer acabar com painel de ônibus; Criança brinca com arma e mata amiga; Caminhão de ovos perde freio e bate
Próximo Texto: Vasconcelos diz que cumpriu promessas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.